O livro de Neemias

publicidade Livros do Mês

O livro de Neemias

Judeu nascido no exílio, Neemias , foi copeiro do rei persa, Artaxerxes, o qual lhe tinha em grande estima. A função ocupada por ele era de alta confiança, um secretário pessoal do rei. Foi um homem de oração, ação, coragem, patriotismo e perseverança. O livro trás uma grande lição de como a oração e a perseverança superam todas as dificuldades. O Livro trata especificamente da situação degradante em que se encontrava a cidade de Jerusalém nesta época, bem como do esforço do servo de Deus para reestruturá-la. Os fatos narrados datam dos anos 446 a 434 a.C. Neste período o povo judeu encontrava-se sob o domínio da Pérsia e apesar de terem recebido autorização do Rei Ciro para retornarem às suas cidades, muitos permaneceram nas províncias. A autoria do livro é atribuída ao próprio Neemias cujo nome significa Jeová consola, conforta

Cronograma


  1. Notícias de Jerusalém;
  2. A Primeira Viagem a Jerusalém;
  3. Neemias Enfrentou a Resistência do Inimigo;
  4. Reconstrução dos Muros;
  5. Leitura da Lei;
  6. A Restauração da Aliança;
  7. A Segunda Viagem a Jerusalém;
  8. Promovendo mudanças administrativas. 


1 – Notícias de Jerusalém

Neemias procura saber notícias de Jerusalém e recebe informações desanimadoras acerca das condições da cidade e seu povo, através de um de seus irmãos. Ele muito se entristece e se põe a orar ao Senhor. Neemias orou por meses ao Senhor até tomar a decisão de ir ao rei pedir autorização para ir a Jerusalém interceder pelo povo e pela cidade.

2 – A Primeira Viagem a Jerusalém

Quando da chegada de Neemias a Jerusalém Esdras já estava lá há 14 anos e já faziam quase 100 anos que os primeiros judeus começaram a voltar do exílio. Apesar do longo tempo pouco progresso havia sido feito – apenas o templo havia sido reconstruído. Os muros não foram erguidos devido à ação de inimigos vizinhos. Esdras estava em Jerusalém, e como sacerdote buscava ensinar a Palavra de Deus ao povo que se encontrava desviado, mas Neemias chegou como governador autorizado pelo rei persa para erguer os muros da cidade e torná-la fortificada.

3 – Neemias enfrentou a resistência do inimigo 

Neemias tinha uma importante missão, mas ele enfrentou resistência de pessoas que estavam interessadas que a cidade continuasse em seu estado degradante. Muitas foram as tentativas para deter Neemias, mas ele seguiu com fé e alcançou seu objetivo. O inimigo usou de zombaria, ameaças e intrigas (como Sambalate e Tobias), mas o Senhor estava com Neemias e eles nada puderam. 

4 – Reconstrução dos muros

Mesmo com todas as tentativas de impedir a reconstrução dos muros, por parte de inimigos (moabitas, amonitas, asdoditas, árabes e os samaritanos), Neemias teve êxito em sua missão e reconstruiu o muro em 52 dias (quase um século e meio depois de sua destruição, por Nabucodonosor rei da Babilônia, em 586 a.C.)

5 – Leitura da Lei

Depois de Reconstruído o muro, Neemias e Esdras reuniram o povo e fizeram a leitura e interpretação da Lei para que o povo a compreendesse. O Ocorrido se deu durante sete dias do raiar do sol até o meio dia e trouxe uma grande onda de arrependimento entre o povo semelhantemente a reforma promovida por Josias (2cr:34:29).

6 – A Restauração da Aliança

O povo arrependido de seus pecados contra o Senhor, fez por escrito uma nova aliança, a qual foi assinada pelos lideres, sacerdotes e levitas. Nesta aliança asumiam o compromisso de seguirem a Lei de Deus.

Finalizando:

Neemias ainda realizou algumas reformas em relação aos dízimos, aos sábados e aos casamentos entre judeus e não judeus.

Glossário do Post


O livro de Neemias

Judeu nascido no exílio, Neemias , foi copeiro do rei persa, Artaxerxes, o qual lhe tinha em grande estima. A função ocupada por ele era de alta confiança,...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: