O Encontro Transformador de Saulo com Jesus

publicidade Livros do Mês

O Encontro Transformador de Saulo com Jesus

Um acontecimento muito especial da história cristã, é o encontro daquele que até então era um perseguidor implacável dos seguidores de Jesus, Saulo de Tarso, com o próprio Jesus. O encontro aconteceria na estrada para Damasco, para onde ele se dirigia com a intenção de capturar os cristãos que estivessem por lá. Mal sabia ele que sua vida estava prestes a virar de cabeça para baixo. Este evento extraordinário que está registrado no Livro dos Atos dos Apóstolos, é um marco crucial na jornada do apóstolo Paulo, que teria sua vida transformada pelo poder de Jesus.

Saulo, que era fariseu, exercia sua crença com empenho e neste momento agia com dedicação para prender aqueles que ele considerava inimigos de Deus. Os seguidores do Caminho, como eram conhecidos os primeiros cristãos, eram o alvo de Saulo que se tornou temido entre eles. Firme em seu propósito, Saulo seguia para Damasco, autorizado pelo Sumo Sacerdote a prender cristãos, mas algo inesperado estava para acontecer.

A caminho de Damasco, Saulo é envolvido por uma luz ofuscante. “Um resplendor de luz do céu”. E então, caído no chão, ouve uma voz que se dirige a ele dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Acredito que neste momento Saulo devia estar no mínimo assustado e tentando entender que voz era aquela que falava com ele vindo de uma luz que, do nada, surgiu à sua frente. E ali, diante de Jesus ele pergunta: “Quem és, Senhor?”. E o Senhor responde: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”

A pergunta que Jesus faz a Saulo, não se limitava ao seu sentido objetivo do porque Saulo perseguia os cristãos, mas  para além disso colocava diante daquele fariseu a necessidade de uma reflexão profunda sobre seu propósito diante de Deus. Jesus confronta a hostilidade equivocada de Saulo em relação aos cristão. E na sequência de sua fala, deixa claro que tal hostilidade era em vão. A analogia na fala “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” mostra que Jesus compara Saulo a um animal que está sendo golpeado com um aguilhão, para andar, mas por falta de entendimento tenta resistir aos golpes dando coices, o que só faz ele se ferir mais. É como se Jesus dissesse: “Saulo, porque dá murros em ponta de faca?”. Ele estava dizendo simplesmente que Saulo estava errado e que não poderia vencer a guerra que decidiu lutar.

Neste momento, já sem resistir a Jesus, Saulo pergunta o que deveria fazer e é orientado a entrar na cidade onde teria as respostas para suas dúvidas. Mas levantando para seguir adiante, Saulo percebeu que havia perdido a visão e precisou ser conduzido por aqueles que o acompanhavam. Nos três dias que esteve sem sua visão, Saulo jejuou e orou, e certamente teve tempo para refletir sobre o que tinha acontecido. A transformação pela qual ele passaria estava batendo a porta.

Em Damasco, um discípulo chamado Ananias tem uma visão a respeito de Saulo na qual é enviado por Deus para restaurar lhe a visão. Ananias conhecia a reputação de Saulo, e chega a questionar o que estava sendo enviado a fazer. Ele não sabia, mas Saulo já pertencia a Jesus. O Senhor então responde: “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.“. Saulo era um vaso escolhido para uma importante missão. E com a visita de Ananias, Saulo volta a enxergar e se enche do Espírito Santo. E agora, de perseguidor Saulo é transformado em representante de Jesus. Uma Nova Criatura!

Em [Atos 13:9], existe uma referência a troca do seu nome e a partir daí Saulo é tratado unicamente como Paulo. Ele experimentou uma renovação completa depois de seu encontro com Jesus. A perda da visão que o acometeu na estrada, foi temporária sendo restaurada dias depois, mas  a sua visão espiritual foi totalmente transformada pelo amor de Jesus. Assim a caminhada de Paulo começou e ele se tornou o discípulo dedicado que conhecemos e que foi um grande contribuidor na propagação da Palavra de Deus e do cristianismo. Para finalizar deixo um versículo que ele escreveu em Gálatas que, para mim, reflete perfeitamente a transformação de Paulo:

20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.(Gálatas:2:20)

Glossário do Post


O Encontro Transformador de Saulo com Jesus

Um acontecimento muito especial da história cristã, é o encontro daquele que até então era um perseguidor implacável dos seguidores de Jesus, Saulo...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: