O Livro de Jó

publicidade

O Livro de Jó

Significado do nome:

Voltado sempre para Deus / Hostilizado / O que suporta adversidades. 

Introdução

O livro de Jó é o primeiro dos livros poéticos ou sapienciais. Este grupo é formado pelos livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Não é certa a autoria do livro, mas existem algumas suposições: uma é que teria sido escrito por Moisés, quando habitou no deserto de Midiã após deixar o Egito, outra de que teria sido escrito num período pós-exílio e ainda outra, de que teria sido escrito por Salomão. O livro nos traz a história de um próspero fazendeiro que é acometido por uma série de fatalidades transformando sua vida de um dia para o outro. A história se passa provavelmente entre 2100 e 1900 a.C, na era dos patriarcas, mas não há uma determinação precisa. O livro trata de uma dúvida muito comum ainda nos dias de hoje: O Sofrimento!! Mais especificamente o sofrimento do justo. Por que um Deus tão bom pode permitir o sofrimento? É até fácil aceitar o sofrimento do ímpio, mas do servo fiel é outra coisa. Por que isso aconteceu comigo se fiz tudo certo?! Estas e outras perguntas acerca do sofrimento de pessoas que se mostram retas e íntegras são muito comuns. Em primeiro lugar devemos lembrar que o Senhor criou o mundo bom e agradável, ou seja, sem o sofrimento, o qual entrou na história depois do desvio do homem. É importante também ter em mente que o sofrimento nos aperfeiçoa nas coisas de Deus.

Quem era Jó (1.1 - 1.5)

As Escrituras dizem que Jó habitava em Uz (localizada provavelmente entre a Arábia e a Palestina na terra de Edom) e que era um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Logo no começo do livro podemos perceber o quanto este homem era abençoado por Deus. No decorrer do livro podemos perceber nele algumas características, como: integridade, retidão, fidelidade, caráter, intercessão, paciência, humildade, discernimento.

Jó é posto à prova (1.13 - 2.13)

Jó era um servo fiel e as Escrituras revelam que a confiança por parte do Senhor na fidelidade de seu servo era tanta que Ele permite que satanás intente contra sua vida, certo de que seria honrado. A partir deste momento tem início uma série de investidas contra Jó, uma pior do que a outra, pois conforme o servo fiel resistia, o inimigo voltava com um ataque ainda maior.

Devemos sempre ter em mente que a qualquer momento podemos passar por uma provação, mas como nos diz Paulo, o Senhor não nos prova acima do que somos capazes de suportar.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais”.

Jó passa grande parte da história procurando explicações para a série de calamidades que o acometeram. Essa busca, porém, se mostra inútil pois é impossível entendermos os planos de Deus.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

8Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.9Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.(Isaias:55:8-9)

A Esposa de Jó (2.9 - 2.10)

Ela é citada em apenas um versículo, mas esta pequena passagem lhe rendeu muitos comentários negativos. A atitude da esposa de Jó merece um estudo cuidadoso, mas farei  algumas observações pessoais que podem ou não, se alinhar com o seu pensamento.

Lembrando do texto: 

9Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.10Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.(Jo:2:9-10)

1) Algo que acho muito importante, observando o contexto do livro, é que o Senhor repreende a atitude dos três amigos, inclusive ordena que ofereçam sacrifício e peçam oração a Jó, no entanto não repreende, não castiga e nem faz comentário algum a respeito da atitude da esposa do seu servo.

2) Observando as palavras de Jó: “…Como fala qualquer doida…” e analisando a situação de extremo sofrimento em que esta pessoa se encontrava (tudo o que Jó perdeu, inclusive filhos e filhas ela também perdeu), devemos no mínimo considerar que ela não devia estar sã consciência.

3) Quando tento imaginar a situação de Jó, fico realmente triste. Ele perdeu seus familiares, seus bens, seus relacionamentos e passa a maior parte da história sofrendo na carne as investidas do inimigo. Eu já fico sensibilizado, e muitas vezes até indignado, com muito menos. Não consigo me imaginar se acontecesse com algum conhecido meu. É uma situação desesperadora, não é? E é essa a situação em que se encontra a esposa de Jó: desesperada. Uma pessoa desesperada toma atitudes impensadas, infelizmente, e com ela não foi diferente.

4) Satanás disse: “…e verás se não blasfema contra ti…” e ela disse: “…Amaldiçoa a Deus, e morre…”. Opa!! Parecem as palavras de satanás na boca da mulher. Ele tenta que Jó blasfeme e a mulher sugere a mesma coisa? É fato que o inimigo de nossas almas usa as pessoas para alcançar seus objetivos, e a esposa de Jó se encontrava em um momento de descontrole, ou seja suscetível a sua ação! Lembrei até desses desenhos que usam a figura de um diabinho dando um conselho ruim e um anjinho fazendo o contrário, então me veio em mente o diabinho dizendo: “se seu marido amaldiçoar a Deus ele será consumido num instante e então ele se livrará de todo esse mal”! Será que ela poderia livrar seu amado de enorme sofrimento? CLARO QUE NÃO! Mas ela não estava em condições de discernir e acaba sugerindo um mal maior por amor e compaixão!

Jó é procurado por seus amigos (3.1 - 37.24)

Ao saberem da situação em que Jó se encontrava, seus amigos (Elifaz, Bildade e Zofar) lhe procuraram. Por sete dias ficaram calados diante de Jó, talvez esta tenha sido a melhor atitude que tenham tomado – certamente foram sete dias de conforto para Jó, lembrando que o sete é um dos números que representam a perfeição na Bíblia. Ao oitavo dia decidiram quebrar o silêncio, logo iniciou-se uma sequência de diálogos entre eles e Jó. Os amigos tentam explicar o porquê do sofrimento de Jó, mas ele rebate suas críticas. Esses diálogos se seguem entre os quatro até o momento que Zofar se cala por considerar que o caso de Jó não teria solução, e a conversa continua com os outros. Um quarto amigo entra em cena: Eliú repreende os outros três pelas acusações injustas que levantaram contra Jó, porém também repreende a Jó que já estava quase chegando ao ponto de dizer que Deus era injusto.

O Senhor Intervém (Jó 38) 

Quando chega o momento em que Jó e seus amigos já não têm mais palavras, o Senhor toma a direção dos acontecimentos e passa a repreender a Jó. Na maior parte do discurso Jó, questiona o Senhor sobre o seu sofrimento, mas acontece uma total inversão da situação nesse momento e é Deus quem passa a questionar seu servo. Embora passando por tamanho sofrimento, Jó se arrepende de seus questionamentos e reconhece o Senhor como seu Redentor. Isso demonstrou grande consciência espiritual que o permitiu enxergar a soberania de Deus, mesmo diante da situação em que ele se encontrava, mantendo-se firme em seu propósito.

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra.”

25Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.(Jo:19:25)

 “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus propósitos podem ser impedidos... ”

2Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.(Jo:42:2)

Por fim o Senhor repreende os três amigos que não disseram Dele o que era reto, como fez seu servo Jó (O Senhor não repreende a Eliú).

Para Refletir: Pelo suposto período em que ocorre a história de Jó, podemos deduzir que ele tinha poucos conhecimentos da Palavra de Deus, pois ainda não havia sido escrita, mesmo assim ele se mostra totalmente fiel a Deus mesmo não O conhecendo como O conhecemos hoje. Se fosse nos dias de hoje, talvez um de seus amigos citasse o Livro de Salmos: 

5Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.(Salmos:37:5)

Certamente essa Palavra seria uma injeção de ânimo, mas Jó enfrentou a situação apenas com o conhecimento que tinha e não se desviou do caminho do Senhor porque guardava no seu coração as Palavras de Deus. Hoje temos muito mais conhecimento do que Jó, mas assim como ele, precisamos guardá-lo em nossos corações, para que não venhamos a nos desviar do que é reto perante o nosso Deus. De que adianta uma Bíblia com capa dura e letras douradas enfeitando a estante? Se a Palavra de Deus é Alimento e “saco vazio não para em pé”, precisamos encher-nos da Palavra de Deus, só assim estaremos preparados para todas as situações.

Para Ler e Refletir

10Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro.11Nas suas pisadas os meus pés se afirmaram; guardei o seu caminho, e não me desviei dele.12Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção.13Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará.(Jo:23:10-13)

5E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;6Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.7Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?(Hebreus:12:5-7)

OBS: Este texto escrevi para meu outro site, o vivendoapalavra.org (.com e .com.br), que acabei tirando do ar entre 2018 e 2019. Estou repostando eles com algumas aalterações.

Glossário do Post


O Livro de Jó

Significado do nome: Voltado sempre para Deus / Hostilizado / O que suporta adversidades.  Introdução O livro de Jó é...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: