O Significado da Páscoa

publicidade

O Significado da Páscoa

A Páscoa é uma importante celebração tanto para cristãos quanto para judeus, embora seus significados e tradições sejam distintos. Compreender as origens destas comemorações e as conexões entre a Páscoa cristã e a Páscoa judaica enriquece a nossa percepção da fé e da história.

Tanto a Páscoa cristã quanto a Páscoa judaica, são celebrações de libertação e início de uma aliança. Elas têm um grande significado espiritual e histórico. A celebração judaica chamada de Pessach, termo hebraico que significa "a travessia” ou “passagem”. Ela traz a memória a fidelidade de Deus para com o povo de Israel, o qual Ele libertou da escravidão no Egito, firmando uma nova aliança. Este evento, que é relatado no livro do Êxodo, também representa transformação do povo de Israel em uma nação soberana e teocrática.

Já a celebração cristã nos leva a uma reflexão sobre o sacrifício de Jesus e a esperança da ressurreição. Nela é celebrada a libertação espiritual do pecado e da morte por meio da Nova Aliança que se fez entre Deus e a humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo. Este evento é o alicerce da fé cristã. No cristianismo, Jesus é o "Cordeiro de Deus" que traz a redenção e a esperança de vida eterna com seu sacrifício.

Ambas as celebrações já foram comemoradas em uma data comum, mas no Concílio de Niceia, realizado em 325 d.C., a Igreja Romana decidiu que por não terem o mesmo significado, não deveriam ser celebrados no mesmo período. Desde então, a Páscoa Cristã passou a ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, para quem está no Hemisfério Norte, e no equinócio de outono, para quem está no Hemisfério Sul.

Glossário do Post


O Significado da Páscoa

A Páscoa é uma importante celebração tanto para cristãos quanto para judeus, embora seus significados e tradições sejam distintos. Compreender as...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: