Curiosidades Bíblicas - Distâncias

publicidade Livros do Mês

Curiosidades Bíblicas - Distâncias

Muitas vezes na Bíblia, encontramos no texto a especificação em unidades de medidas que não são mais usadas nos dias de hoje. Diversas dessas unidades de medidas eram comuns na época, mas hoje durante a leitura algumas delas podem tornar o entendimento do texto um pouco complicado. Como quando lemos sobre as especificações da [Arca de Noé], por exemplo. 

15E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.16Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.(Genesis:6:15-16)

E como estender, se não sabemos do que o texto fala? Assim é melhor a gente conhecer melhor essas unidades de medida para aí então, entender o que o autor quis realmente dizer. No nosso primeiro exemplo o autor registra as medidas que Deus passou enquanto instruiu Noé, sobre a construção do barco que iria abrigar uma quantidade enorme de animais. 

Bom, considerando o propósito da construção, já dá pra imaginar que a arca teria que ser bem grande. Mas vamos conhecer um pouco mais dessa medida para que não seja mais dúvida durante a leitura. Naquele tempo não existia uma unidade de medida fixa para distância/comprimento como temos o “metro” hoje. A principal referência para medidas desse tipo era o corpo humano e foi daí que saiu a unidade de medida “côvado” que equivale ao comprimento que vai do cotovelo até a ponta dos dedos. Como você pode imaginar, não era uma medida perfeita porque o tamanho pode variar de acordo com a pessoa e por isso era uma referência aproximada. 

Então vamos ver a equivalência e fazer os cálculos para ver o tamanho determinado para a arca. O côvado referido na Bíblia equivale aproximadamente a 45 cm. A arca deveria ser construída com 300 côvados de comprimento ou seja 300 (côvados) x 0,45 (metros) que nos dá uma medida de aproximadamente 135 metros de comprimento!

Outras unidades de medida mencionadas na Bíblia que são derivadas do côvado:

Nome Descrição Equivalência
Côvado Distância aproximada da medida entre o cotovelo e a ponta dos dedos ≈ 45cm
distância do caminho de um sábado 2000 côvados ≈ 900m
Estádio 400 côvados ≈ 185m
Milha 8 estádios ≈ 1.480m
Cana 6 côvados ≈ 2,70m
Braça 4 côvados ≈ 1.80m

Mais alguns textos contendos uso de medidas:

Caminho de um sábado::

12Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.(Atos:1:12)

Estádio:

19E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram.(João:6:19)

Milhas:

41E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.(Mateus:5:41)

Cana:

7E cada câmara tinha uma cana de comprido, e uma cana de largo, e o espaço entre os aposentos era de cinco côvados; e o umbral da porta, ao pé do vestíbulo da porta, por dentro, era de uma cana.(Ezequiel:40:7)

Braça:

28E, lançando o prumo, acharam vinte braças; e, passando um pouco mais adiante, tornando a lançar o prumo, acharam quinze braças.(Atos:27:28)

Glossário do Post


Curiosidades Bíblicas - Distâncias

Muitas vezes na Bíblia, encontramos no texto a especificação em unidades de medidas que não são mais usadas nos dias de hoje. Diversas dessas unidades...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: