O Cristianismo

publicidade Livros do Mês

O Cristianismo

Termo que designa o conjunto das religiões cristãs, o Cristianismo surgiu na Palestina há 2 mil anos, a partir dos ensinamentos de amor e de perdão de Jesus Cristo, que enviou seus apóstolos com a missão de levar o Evangelho a todos os povos. Nos três primeiros séculos, o crescimento da Igreja Cristã foi constante, a despeito das perseguições romanas, cujo Império cobria a maior parte da Europa, Oriente Médio e norte da África. No fim do século IV, o Cristianismo havia se tornado a religião mais popular do Império, dando início à expansão da Igreja Católica. Com o passar do tempo o Cristianismo sofreu divisões tendo resultado em diversas denominações. As principais são:

Católica Romana – Não conseguindo conter o crescimento da Igreja de  Cristo, o império romano, por meio do imperador Constantino, adotou o Cristianismo como religião oficial de Roma no século III.

Católica Ortodoxa – No século V, as Igrejas Orientais começaram a afastar-se da autoridade de Roma, num movimento que dividiu o Cristianismo e deu origem à Igreja Ortodoxa, em 1054.

Protestante – No século XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero liderou a Reforma, que resultou na criação do protestantismo. Em 1517, Lutero publicou suas famosas Noventa e Cinco Teses, em Wittenberg, na Alemanha. Congregam em todo o mundo cerca de 700 milhões de adeptos. No Brasil, estima-se que reúnam mais de 25 milhões de fiéis. Esses números incluem os membros das Igrejas Pentecostais e Neopentecostais.

Anglicana – O Anglicanismo baseia-se no credo dos Apóstolos e de Nicéia, o mesmo dos católicos romanos e ortodoxos. Conserva a liturgia e a hierarquia católicas, mas adota os princípios do Protestantismo, como a salvação pela fé e a administração de apenas dois sacramentos. Nasceu do rompimento entre o rei inglês Henrique VIII e o Papa Clemente VII, em 1534. É a religião majoritária da Inglaterra. Possui cerca de 100 milhões de adeptos no mundo. No Brasil, a comunidade anglicana é estimada em 125 mil pessoas..

Neopentecostais – Fundadas na segunda metade do século XX, são as que mais crescem entre todas as denominações do Cristianismo, em parte por causa do uso intensivo dos meios de comunicação eletrônicos, como o rádio e a TV.

Fonte: Adaptação do texto do Portal Positivo.

Glossário do Post


O Cristianismo

Termo que designa o conjunto das religiões cristãs, o Cristianismo surgiu na Palestina há 2 mil anos, a partir dos ensinamentos de...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: