Construindo Pontes nas Redes Sociais

publicidade Livros do Mês

Construindo Pontes nas Redes Sociais

Hoje, mais do que nunca, vivemos em um mundo conectado, onde as redes sociais desempenham um grande papel em nossas vidas. Essas plataformas nos oferecem oportunidades de compartilhar nossas crenças, valores e o amor de Cristo com o mundo. No entanto, vemos  que essas ferramentas também podem ser usadas de maneira errada, muitas vezes prejudicando as pessoas. Podemos ver isso claramente, à medida que a disseminação de informações falsas, as chamadas "fake news", se torna cada vez mais comum nas redes sociais.

Como cristãos, somos chamados a ser a luz do mundo, a refletir o amor e a verdade de Cristo em todas as áreas de nossas vidas, inclusive nas redes sociais. Precisamos considerar atentamente como usamos essas ferramentas poderosas para evitar contribuir com a disseminação de informações enganosas que só servem para dividir as pessoas em lados opostos, o que impede a construção de uma realidade melhor para todos.

A disseminação de “fake news” por parte dos cristãos, têm impactado negativamente as instituições cristãs, diante daqueles que não são cristãos e muitas vezes acabam associando o cristianismo a um posicionamentos extremista e odioso - o que na verdade não tem nada a ver com o verdadeiro cristianismo. Isso tem crescido muito no cenário político, num momento que políticos manipuladores usam o nome de Deus para influenciar o cristão e assim conquistar seus interesses pessoais. Isso tem resultado na perda de credibilidade e, o que é pior, uma perda de confiança nas mensagens de amor, compaixão e reconciliação que compartilhamos.

Portanto, como cristãos, precisamos considerar o seguinte:

Verificação de Fontes:

Antes de compartilhar qualquer notícia ou informação, precisamos verificar sua fonte. Assegurar que seja de uma fonte confiável e reconhecida. E muita atenção, fontes evangélicas, infelizmente, têm sido origem de muitas notícias falsas para denegrir a imagem de outras pessoas. Não se deixe ser usado com "massa de manobra" para disseminar discursos de ódio que não são seus e muito menos de Cristo. Cuidado com “pastores políticos”.

Discernimento Espiritual:

Precisamos nos perguntar se a informação que vamos compartilhar reflete os princípios de amor, verdade, compaixão e justiça que Cristo nos ensinou. E se percebermos que estamos diante de informações falsas, corrigir e promover a verdade, em vez de simplesmente repassar algo que pode causar grandes estragos. Sejamos corajosos na defesa da verdade de Cristo.

Diálogo Construtivo:

Faça sempre a opção pelo diálogo construtivo. As redes sociais podem ser um lugar de encontro e discussão saudável, mas para isso precisamos manter o respeito. Diga não a violência digital. E lembre-se sempre de que nosso chamado principal é amar uns aos outros, então não permita que notícias falsas sejam usadas para criar divisões, nos afastando do nosso propósito.

À medida que navegamos por esse ambiente digital, precisamos nos lembrar de que somos embaixadores de Cristo e assim, precisamos refletir o caráter cristão. Então, sejamos conhecidos por nossa compaixão, verdade, amor e justiça e não por disseminar a desinformação. Vamos construir pontes em vez de muros, e assim, mostraremos ao mundo o verdadeiro poder do Evangelho.

Que Deus nos guie na jornada de usar as redes sociais de maneira consciente, a fim de refletir Seu amor e verdade.

Glossário do Post


Construindo Pontes nas Redes Sociais

Hoje, mais do que nunca, vivemos em um mundo conectado, onde as redes sociais desempenham um grande papel em nossas vidas. Essas plataformas nos oferecem...

Deixe um comentário:


Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.

Comentários: